sexta-feira, 10 de março de 2017

5 perguntas para o autor #2 – Thiago Lucarini


Olá, olá, navegante!
Tudo bem aí, com você?

Como prometido, toda sexta-feira venho trazer uma mini-entrevista com autores aqui no blog.
 Agora, temos o segundo “5 perguntas para o autor”. Vamos conhecer o autor de hoje?



Thiago Lucarini é bacharel em nutrição, licenciado em biologia, e licenciando em pedagogia (tá fraco não, hein?).
Em 2012 lançou o livro Réquiem pela Editora Multifoco. Em 2014 publicou o livro Além do Véu da Morte pela Editora Buriti (que eu já li e em breve farei Não Resenha dele) e o e-book Borboletas pela Editora Navras.
Participou de diversas antologias nas editoras: Buriti, Multifoco, APED, Literata e Darda. Em 2015 organizou juntamente com a Darda Editora a antologia de contos, Contatos Imediatos de Primeiro Grau.
Participou do projeto literário goiano, Literatura Goyaz Antologia 2015.
Ganhou certificado de Destaque Especial pela poesia Coração Artificial no Concurso Metacantos 2015 da editora Literacidade. Ficou em 2º lugar no Prêmio Cultural 50 Tons de Vermelho Sangue da Academia Alquimia de Letras com o conto, Le Ménage à Trois des Loup-garoup. (repetindo: Lucarini é fraco não, gentes.)

Agora bora prosear...

1) Como você se prepara para escrever algo (seja livro, poesia, micro-conto)? Existe algum ritual para isso ou simplesmente vem e você escreve?

Lucarini: Depende.
Sou muito intuitivo na maioria das vezes, simplesmente, me vem à verve, chega pronto. Sonho com muitas coisas que escrevo, às vezes, uma frase ou estrofe, fica a noite toda girando pela minha cabeça, meu conto: Rainha de gelo, por exemplo, foi um sonho mais especificamente, o final, e a partir disto, construí todo o restante. Porém há alguns textos intencionalmente construídos, sem qualquer tipo de inspiração, como, no caso, uma prosa poética que escrevi hoje, (02/03/2017), intitulada: Quiproquó.


2) Qual foi o momento em que você notou ter o seu primeiro livro pronto?

Lucarini: Foi assim que terminei de escrever meu primeiro livro, nunca lançado, que se chamava Renascer, renomeado para Terra Seca. Escrevi os primeiros 9 capítulos em um mês, e parei, fiquei 8 meses sem pôr a mão nele, depois criei vergonha e o terminei. Ao colocar o ponto final, pensei: “Escrevi um livro.” Foi uma das minhas sensações mais incríveis da minha vida.

3) Quem segue seu Facebook, sempre recebe uma poesia na timeline... de onde vem tanta inspiração para criar essas poesias todos os dias?

Lucarini: Sou muitíssimo observador, no dia a dia, vou coletando coisas que me chamam atenção, coisas simples, gosto muito de criar imagens, de moldar o imagético sobre coisas comuns e descartáveis. Primo por trazer o olhar do meu leitor para aquilo que até então passou despercebido na perturbação dos dias. Claro, que muito se trata de exorcizar meus medos e demônios.

4) Em “Além do Véu da Morte”, você mescla o real com seu imaginário. Quais foram suas fontes para montar esse enredo?

Lucarini: Em 03/04/2010 uma tia minha cometeu suicídio, passei uma ano pensado nisso, pois foi algo que me abalou demais mesmo nós não sendo tão próximos.  No ano seguinte, estava na faculdade, e garotas da minha turma fizeram piada de um homem que havia se matado por causa de uma namorada naquele dia, indo embora tive um insight do que viria a ser o livro, apresentar uma outra visão do suicídio. Daí fui juntando os pedaços. Fiz uma pesquisa quilométrica, pois Além do Véu da Morte tem muita informação, tive que inserir a fantasia em acontecimentos reais e cruéis. Vi alguns documentários, livros de história, artigos, a Bíblia. Alguns destes fatos vi pela televisão, como a queda do World Trade Center, A fome na Somália. O césio 137 é uma história, no meu caso, local e de fácil acesso. Além de mesclar muito sobre aquilo que penso sobre a morte, o tempo, a vida, a escolha e o suicídio.

5) Imagine que, assim como na sua história, você pudesse retornar em algum ponto da história da Humanidade e ver as coisas como aconteceram... (1) você teria essa curiosidade e (2) qual seria o momento da História que você retornaria?

Lucarini: Eu tenho muita curiosidade sobre o passado (o que não foi dito ou mudado). Há tantos eventos que gostaria de ver, mas escolhendo apenas um, eu iria ver a crucificação de Jesus Cristo, não por religiosidade, mas por ser o evento histórico que molda o mundo humano há dois mil anos.

Uou! Imagina: ver esse momento tão icônico e, para uns, um grande marco mundial e, para outros, motivo de fé e servidão. Sensacional, de fato.
Gentes, conheço o meu xará há alguns anos, mas, infelizmente, só pela Facebook. Sei que o trabalho dele é incrível!!!! Em Bolhas de Sabão (meu livro, pra quem não sabe hahahahaha) o Lucarini me presenteou com um poema LINDO – que, aliás, abre o livro de forma majestosa!
Muito feliz por ter aceitado responder as cinco perguntas e, agora, vou pedir pra deixar um recado pros nossos leitores lindxs.

A poesia tem função social sem intencionalidade. Traz-nos ao olhar a visão da estética das coisas simples e corriqueiras. Amo profundamente esta arte e se quiser um pouco mais de poesia em sua vida, leitor, venha conhecer o meu blog:
siga-me no facebook, twitter e instagram, ambos: @thiagolucarini.
Publico também no Recanto das letras.
Vamos nos poetizar.
Abraços.


Gostaram?Deixe seu comentário e nao esquece de compartilhar com seus amigos.Aaah, e pode pedir algum outro autor, também, que eu anoto e corro atrás de mandar as 5 perguntas pra quem quer que seja.



4 comentários:

  1. Oi
    Tudo bom?
    Não conhecia o autor, mas achei interessante ele nos dizer o processo de criação​ de suas histórias. Acho que é a primeira vez que vejo algo assim.
    Adorei a entrevista.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle, eu sempre leio os mini-contos no Facebook (que ele também disponibiliza no blog) e li "Além do Véu da morte" que achei sensacional!!!!! Mega aconselho essa leitura.

      Excluir
  2. Assoni (xará) adorei a entrevista. Sou muito grato pelo carinho e incentivo que sempre teve para comigo. Meu sincero agradecimento, de coração. Conte comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora só falta vir pra Sampa visitar a gente (Angie comentou que você pode até se hospedar na casa dela hahahahahaha)

      Excluir